E finalmente, a prova prática aconteceu:
A prova prática dura em média 45 minutos, e consiste das seguintes partes:
- Mostre e fale sobre (Show and tell): Duas perguntas pedindo ou pra dizer como algo no carro funciona, ou para mostrar como se faz algo no carro. As minhas foram como saber que o ABS está com problema e como ligar a luz de neblina.
- Durante a prova, pelo menos 1 de 4 manobras (estacionamento paralelo, estacionamento de ré parecido com a garagem que faziamos no brasil, fazer meia volta em uma rua apertada, e voltar de ré em uma esquina entrando em uma rua paralela). O meu tinha que ser o diferente, então tive que fazer a manobra para entrar de ré em uma rua paralela.
- Parada de emergência: Em uma rua residencial, o avaliador vai te parar, e avisar que vai fazer em alguns minutos a parada de emergência. Basicamente enquanto diriges, em um momento ele vai gritar pare (stop) e tu tens que parar o carro pisando no freio com toda força sem apagar o motor. Coloca-se em ponto morto e puxa-se o freio de mão pra finalizar. Após isso o teste prossegue.
- Direção independente: O avaliador vai te parar em um ponto, e te mostrar um mapa com o caminho que ele quer que você siga. Memorize e faça o caminho requisitado.
- O resto do teste: Dirige-se seguindo as instruções do avaliador de onde virar. Deve-se andar próximo ao limite de velocidade, pois se for muito devagar o avaliador pode te rodar. Se passar muitas vezes do limite de velocidade rodas também (óbvio essa). Durante o trajeto pelo menos uma rua a 50 milhas por hora (+- 80 km por hora), mas o limite de velocidade da carteira de aprendiz é 45 milhas por hora, então tem que andar no teu limite. Eles avaliam tudo, e tem uma obseção por verificar espelhos. Este foi uma das coisas que mais fui descontado na prova, mesmo toda hora antes de qualquer mudança de direção olhar pro espelho do meio e do lado onde iria antes de usar a seta de direção. Além disso tem as famosas rotatórias, que tem suas próprias regras, e dependendo de onde for sair tem que usar uma pista especifica.
Para conseguir passar na prova, fiz várias aulas numa auto escola independente daqui, o que com certeza ajudou, senão não saberia todas essas mini regras.
Após a conclusão da prova, eles te dão o resultado, e caso passe, já recolhem tua carteira provisória e te mandam a definitiva pelo correio.
Bom, após passar por tudo isso, posso dizer que sou habilitado a dirigir dos dois lados da rua (carteira brasileira e da Irlanda do Norte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário