quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Carteira de Motorista - Parte 4

E finalmente, a prova prática aconteceu:
A prova prática dura em média 45 minutos, e consiste das seguintes partes:

- Mostre e fale sobre (Show and tell): Duas perguntas pedindo ou pra dizer como algo no carro funciona, ou para mostrar como se faz algo no carro. As minhas foram como saber que o ABS está com problema e como ligar a luz de neblina.
- Durante a prova, pelo menos 1 de 4 manobras (estacionamento paralelo, estacionamento de ré parecido com a garagem que faziamos no brasil, fazer meia volta em uma rua apertada, e voltar de ré em uma esquina entrando em uma rua paralela). O meu tinha que ser o diferente, então tive que fazer a manobra para entrar de ré em uma rua paralela.
- Parada de emergência: Em uma rua residencial, o avaliador vai te parar, e avisar que vai fazer em alguns minutos a parada de emergência. Basicamente enquanto diriges, em um momento ele vai gritar pare (stop) e tu tens que parar o carro pisando no freio com toda força sem apagar o motor. Coloca-se em ponto morto e puxa-se o freio de mão pra finalizar. Após isso o teste prossegue.
- Direção independente: O avaliador vai te parar em um ponto, e te mostrar um mapa com o caminho que ele quer que você siga. Memorize e faça o caminho requisitado.
- O resto do teste: Dirige-se seguindo as instruções do avaliador de onde virar. Deve-se andar próximo ao limite de velocidade, pois se for muito devagar o avaliador pode te rodar. Se passar muitas vezes do limite de velocidade rodas também (óbvio essa).  Durante o trajeto pelo menos uma rua a 50 milhas por hora (+- 80 km por hora), mas o limite de velocidade da carteira de aprendiz é 45 milhas por hora, então tem que andar no teu limite. Eles avaliam tudo, e tem uma obseção por verificar espelhos. Este foi uma das coisas que mais fui descontado na prova, mesmo toda hora antes de qualquer mudança de direção olhar pro espelho do meio e do lado onde iria antes de usar a seta de direção. Além disso tem as famosas rotatórias, que tem suas próprias regras, e dependendo de onde for sair tem que usar uma pista especifica.
Para conseguir passar na prova, fiz várias aulas numa auto escola independente daqui, o que com certeza ajudou, senão não saberia todas essas mini regras.

Após a conclusão da prova, eles te dão o resultado, e caso passe, já recolhem tua carteira provisória e te mandam a definitiva pelo correio.

Bom, após passar por tudo isso, posso dizer que sou habilitado a dirigir dos dois lados da rua (carteira brasileira e da Irlanda do Norte)

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Malin Head - Donegal

Que tal uma passada no ponto mais norte da ilha da Irlanda?

Foi o que fizemos final de semana passada. Para isto alugamos um carro no centro de Belfast e partimos em direção a Donegal, na Irlanda.



Programamos o google maps para Malin Head e ao chegar lá, encontramos apenas uma fazenda e nada mais. Foi ai que descobrimos que o Malin Head que procurávamos era o Malin Head Signal Station, que ficava a 6 kms norte dali.

Mas, como as vezes ao se perder encontramos lugares bacanas, demos sorte ao ver a praia de pedras a apenas uma quadra da fazenda onde o google maps nos mandou. A exata localização está no mapa acima.




Continuando o trajeto até o nosso destino procurado



Alem de ser o ponto mais norte da Irlanda, o local ainda ficou famoso por ser onde foi filmada a última cena no ultimo Star Wars filme.






Toledo

Continuando nossa viagem pelo Sul da Espanha, nossa ultima parada antes da cidade de Madri foi Toledo. De Valência até la foram 4 horas dirigindo pela região de La Mancha, terra do famoso Dom Quixote.


Uma característica interessante que vimos ao longo da estrada, foram outdoors de Touros pretos, conhecidos como 'Osbourne bull'.


Ao chegar a Toledo, contatamos que é uma cidade murada muito bem preservada, e com o centro histórico bastante focado no turismo. Nestes casos nada melhor que aproveitar a mesma a pé, por isso decidimos passar a noite no centro da cidade, visto que os hotéis não são tao caros (em compensação, o estacionamento é uma facada)
Seguem algumas fotos tiradas













segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Valencia

Segundo dia da viagem entre Barcelona e Madri de carro, saimos cedo de Castellon e nossa primeira parada foi na cidade de Valencia.


Uma dica valiosa para qualquer um que for fazer esse trecho de carro: Configure seu gps, waze, google maps ou qualquer outro aplicativo que use para evitar estradas pedagiadas. Os pedágios no sul da Espanha são cobrados por kms e podem sair bem salgados. No primeiro dia não sabiamos e quase caimos para trás com um pedágio de mais de 30 euros em um dos trechos. Depois disso nunca mais esquecemos de configurar o app de navegação para evitá-los.
Como não tinhamos muito tempo na cidade, decidimos visitar a área da cidade das artes e ciências, localizado no centro de Valencia.
O lugar parece saido de um filme de ficção cientifica, e certamente vale a visita.






quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Freixetren

Como uma das vinicolas produtoras de Cava mais conhecidas do mundo fica perto de Barcelona, não poderiamos perder a oportunidade de ir visitá-la.
A vinicola Freixenet fica localizada na cidade de Sant Sadurni d'Anoia, em frente a estação de trem de mesmo nome. Naturalmente uma das maneiras mais fáceis de ir para lá é de trem.
Pesquisando descobrimos que tem uma passagem de trem chamada feixetren, que combina a passagem ida e volta de trem mais o ingresso da visita. Compramos a nossa na estação Barcelona Sants e custou 14.5 euros cada. Só o ingresso na vinicola custa 12 euros, então o combo é a opção mais barata considerando transporte.
Só não se esqueça de fazer a reserva do tour na vinicola antes de ir. Fiz pelo site oficial dois dias antes e consegui o agendamento.

Vale a pena? Se for bastante fã e quiser saber mais sobre o estilo Cava é interessante, mas no quesito degustação eles ainda tem muito o que aprender com as vinicolas da Serra Gaucha...


Segue algumas fotos do local





terça-feira, 1 de agosto de 2017

Costa del Azahar

Acabamos de voltar das nossas férias na Espanha, onde passamos 10 dias, 4 em Barcelona, 4 em Madri e 2 percorrendo o trajeto entre estas duas cidades, por onde passamos pela Costa de Azahar e Toledo.
Barcelona e Madri tem muitos posts na internet sobre o que fazer, onde visitar, etc, então vamos começar pela parte que não encontramos informações em português, a Costa de Azahar.
Costa de Azahar é o nome dado para a costa na província de Castellon, na Espanha. Ela inclui cidades Como Peniscola e Castellon de la Plana.
Após pegarmos o carro alugado na estação Barcelona Saints, saimos em direção a primeira parada, a cidade de Tarragona. 



Na cidade se encontra o anfiteatro de Tarragona, um teatro a céu aberto construído pelos romanos no século 2 AD. Infelizmente descobrimos no local que o mesmo fecha a venda de ingressos 30 minutos antes do horário de fechamento, e como chegamos as 2:45 da tarde e a visitação terminava as 3:00 (era domingo), acabamos sem ingresso para entrar.



Logo após seguimos viagem em direção a cidade de Peniscola, que ao chegar descobrimos que é um balneário bastante procurado por locais.



Acredito que as fotos abaixo falam por si.



Uma das atrações da cidade é o Castelo de Peniscola, que foi construido em 1294 pelos cavaleiros templários, e que já foi palco de vários filmes e séries de tv, incluindo Game of Thrones.



A vista do topo é muito boa, especialmente com uma mesa para sentar e relaxar.




Nossa última parada do dia foi a cidade de Castellon de la Plana, onde por não ser uma cidade tão procurada por veranistas, conseguimos um quarto de hotel de frente para o porto pagando preço de pousada.