quarta-feira, 7 de junho de 2017

Derry ou Londonderry

Uma das coisas marcantes na Irlanda do Norte é a divisão politico religiosa que, embora menor hoje em dia, ainda consegue se manifestar em muitos aspectos da vida cotidiana aqui.
E este fato gerou algo curioso, que é uma cidade que tem dois nomes, e que de acordo como você a chama, as pessoas daqui assumem que você é católico ou protestante. E esta cidade é Derry/Londonderry.
E ai você deve estar se perguntando qual é qual, deixe me explicar. o nome London na frente do Derry é associado a ocupação britânica da Irlanda, e por isso muitos católicos apenas a chamam de Derry, ao mesmo tempo que os protestantes (ou também loyalistas como são conhecidos aqui, por serem leais a rainha) fazem questão de a chamar de Londonderry.
Bom, mas voltamos ao motivo de estar escrevendo isto, que foi nossa visita a cidade. Para isto alugamos um carro e partimos cedo. A viagem de belfast leva em torno de uma hora e meia a duas horas pela autoestrada.


Logo ao chegar na cidade, paramos no prédio de informações turísticas, onde pudemos estacionar o carro, e pegar mapas e informações sobre o que fazer na cidade. Pelo fato do centro ser bem compacto, tudo pode ser feito a pé, sem maiores problemas. Mapas turísticos oficiais podem ser encontrados online aqui (em inglês).
Basicamente o centro da cidade gira em torno da muralha, que tem mais de 400 anos de idade e pode ser caminhada por toda sua extensão.
fonte: visitderry.com
Nós começamos subindo a rua do centro de informações (marcado com o i no circulo vermelho na parte inferior direita do mapa) e entrando na parte superior do muro pelas escadas do lado do ferryway gate. Após isso seguimos em sentido horário.



Uma das primeiras coisas que vimos foi o bastião de artilharia, com dois canhões, um de 1620 e outro de 1642


Continuando mais a frente podemos ver a St Columbus Cathedral

E a St Augustine church

Fora a própria estrutura da muralha em si, inclusive com árvores na parte de cima

e do alto pode ser ver os murais da cidade, inclusive um telhado ainda pintado com as iniciais do IRA


Após isso descemos da muralha para ver uma pequena parte comercial, que ainda conserva uma casa antiga com telhado de palha por motivos turísticos.



Seguido por uma visita ao Guildhall






Logo atrás do guildhall, a Peace bridge pode ser vista

Voltamos para a parte superior das muralhas pelo magazine gate

e passando por cima podemos ver os canhões antigos apontados para o Guildhall, que é o prédio onde os políticos da cidade se reúnem.

bem que nós brasileiros podíamos adotar esta prática em frente as nossas prefeituras/câmaras de vereadores.
De lá continuamos pelo muro e voltamos para o centro turístico para pegar o carro em sentido a Donegal, na Irlanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário