terça-feira, 16 de maio de 2017

Carteira de Motorista - Parte 1

Segundo a regra da Irlanda do Norte (mesma do Reino Unido), estrangeiros podem dirigir com sua carteira de motorista aqui por até 1 ano, mas após isso devem fazer a carteira de motorista do Reino Unido.
O processo para nós brasileiros é o mesmo de um iniciante por aqui. Devemos fazer tudo de novo.
Como podia dirigir com a carteira brasileira, acabei demorando para começar o processo, e final de março finalmente fiz a primeira etapa, que consiste em enviar os seguintes documentos para o DVA da Irlanda do Norte por correio:

Passaporte Original
Formulário DL1
Foto
Comprovante de Residência
Comprovante de visto, no nosso caso o cartão de resident permit.
Taxa de £62,50, no formato de ordem postal (compra-se no correio daqui)

Eu ainda botei um envelope registrado pré-pago para poder rastrear o retorno do passaporte.

O retorno esperado é uma permissão para aprender a dirigir, com a qual posso dirigir aqui na rua desde que acompanhado por alguém com carteira de habilitação daqui. Isso mesmo, tu podes aprender com qualquer pessoa habilitada, não fica refém das autoescolas.

Após isso, terei que fazer o exame teórico e prático.

O prazo para o retorno do passaporte com minha permissão de dirigir era de 3 semanas, mas já estou na quinta semana. Ao ligar para lá, o atendente me informa que meu formulário ainda nem foi escaneado para começar, ou seja, vai atrasar.  Conclusão: Departamento do governo é ineficiente em qualquer lugar do mundo, a não ser para te cobrar imposto, nisso eles são bem rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário